sábado, 27 de setembro de 2008

BOLETIM DE 28 DE SETEMBRO/08

TEXTO BÍBLICO :

" O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigos mais chegados do que irmão." Provérbio 18:24



TEXTO DA SEMANA

"TEM PÃO VELHO"?

Ana Luzia TocafundoAssistente Social em Belo Horizonte
Vou contar-lhe um fato corriqueiro, que inesperadamente, trouxe-me uma grande lição de vida. Era um fim de tarde de sábado, eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garrotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:
Dona, tem pão velho?
(Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Na adolescência, descobri que pedir pão velho era dizer: "Me dá o pão que era meu e ficou na sua casa")
Olhei para aquela criança, tão nostálgica, e perguntei:
Onde você mora?Depois do zoológico.Bem longe, hein!É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.Você está na escola?Não. Minha mãe não pode comprar material.Seu pai mora com vocês?Ele sumiu.
E o papo prosseguiu, até que eu lhe disse:
Vou buscar o pão, serve pão novo?Não precisa não, a senhora já conversou comigo!
Esta resposta caiu em mim como um raio.Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor desta criança. Deste menino de apenas 9 anos, sem brinquedos, sem comida, já sem sonhos, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga. Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!
Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem. Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita naquele que disse: "Eu sou o pão da vida"
E deixou-nos um novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
Depois daquele sábado, eu acho que pedir "pão velho" significa dizer: Converse comigo, dê-me a alegria de ser amado!