sábado, 20 de agosto de 2011

QUEM SABE FAZ A HORA...Jason Figueira
Ninguém gosta de esperar. Ficar numa fila de banco durante um certo tempo irrita qualquer um. Ter um computador dealguns anos de idade também não dá muito certo porque é lento. É preciso comprar um mais moderno e rápido pois hoje tudo é instantâneo. Também não acho que “a pressa é inimiga da perfeição” pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
Se você pensa dessa forma, é sinal que o mundo moderno te satisfaz. Um mundo de caixas automáticos, computadores cada vez mais rápidos, carros muito velozes (pois não se pode perder tempo na estrada). Um mundo no qual “tempo é dinheiro” e dinheiro é sinônimo de felicidade. Não é possível imaginar o mundo sem o desenvolvimento da tecnologia e a rapidez na informação.
O problema é o ser humano acreditar que em todas as áreas da vida, tudo tenha que se resolver instantaneamente, como num passe de mágica ou um pressionar da tecla “Enter”.
Esperar um pouco e aguardar o momento certo de agir não é a atitude mais correta para grande parte das pessoas, talvez embaladas pela música de Geraldo Vandré. É bom lembrar que esperar é diferente de querer que tudo caia do céu em suas mãos.
O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, precisou aprender a esperar pois ficou preso 28 anos. Durante esse tempo, Mandela continuou sendo ativista em seu partido e aguardou o momento certo para agir, não se precipitando em aceitar qualquer oferta que os líderes políticos lhe ofereciam, pressionados pelo mundo inteiro. Ele negou muitas vezes seu bem-estar próprio em nome de seu ideal político e pela liberdade do povo (principalmente os negros) de seu país. Seu pulso firme e suas exigências no momento certo, foram fundamentais para o fim do “apartheid” e para a criação de um Estado mais igualitário, de liberdade para todos. Você imagina o que é ficar tanto tempo preso? Anos a fio esperando que alguma coisa aconteça e mude sua sorte ? Só que passado tanto tempo Mandela é presidente e seu país é ainda próspero só que mais igualitário, como ele queria.
Jesus esperou 30 anos para começar seu grandioso ministério na terra. Durante a sua vida ele se preparou para em somente em 3 anos ensinar ao homem o caminho certo, oferecendo-lhe reconciliação com Deus e salvação da alma através do perdão dos pecados.
A Bíblia diz:
“Tudo tem seu tempo determinado. Há tempo para tudo debaixo do céu. Há tempo de plantar e de colher. Há tempo de espalhar e tempo de recolher o que se espalhou. Há tempo de amar e aborrecer. Tempo de cair e de levantar …”

livro de Eclesiastes capítulo 3 versos 1 a 8.
A grande dificuldade é saber a hora de agir e o momento de aguardar. Deus pode te conceder sabedoria para saber o momento certo para tudo. É só você pedir e Ele te dará sabedoria sem medida (como concedeu a Salomão, o homem mais sábio de seu tempo). Ser sábio é também saber que tudo tem seu momento apropriado:
“Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos”
Bíblia, livro de Tiago, capítulo 1 verso 5
Com tantos exemplos sobre “esperar”, acredito que pelo menos você vai pensar um pouco mais antes de tomar qualquer atitude ou decisão precipitada …
Um abraço sem pressa.