quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Boletim , Domingo, 29 de Setembro e 06 de Outubro/13 -#24 e 25

Paulinho, você me dá nos nervos

Temas: AtitudeFilhosTodasFaça um comentário
L. Roberto Silvado
Vamos, Paulinho. Você vai chegar atrasado!
Já vou - tomando o cereal tranquilamente.
Paulinho, você me dá nos nervos. Vamos, você vai perder a primeira aula outra vez.
Estou indo, grita ele enquanto procura seu livro e o material para a aula de educação física
Paulinho, a van já passou, agora vou ter que levar você até a escola. Você vai me atrasar para o trabalho de novo.
Já estou quase pronto, só mais um pouquinho – tranquilamente ele escova os dentes e penteia o cabelo.
Paulinho, eu vou embora e você vai de taxi. Eu não posso mais esperar. Tome o dinheiro!
A mãe do paulinho sai toda atrapalhada, atrasada, frustrada e enfurecida pela porta. Ela sai cantando os pneus do carro enquanto Paulinho calmamente pega o telefone e chama o taxi, enquanto dá uma olhada na TV.
Soa familiar? Você já viu isso acontecendo em alguma casa? A falta de rotina e normas básicas faz com que esta mãe diariamente passe por este ritual frustrante. O que faltou para Paulinho e sua mãe? Ele não se sente responsável pelo horário e ela está sempre resolvendo para ele o problema do horário. Primeiro, estimulando-o com gritos e depois pagando o taxi. Porque ele deveria se apressar se já sabe que iria de taxi para a escola?
A vida para os dois seria bem mais gratificante se a mãe conversasse com Paulinho estabelecendo uma rotina com normas bem simples a serem seguidas.Um exemplo de conversa seria:
Paulinho, meu filho, a partir de hoje as coisas vão mudar. Parece que você tem problemas para acordar e se preparar para ir à escola no horário. Isso tem atrapalhado o nosso relacionamento e sua vida escolar. Você tem perdido frequentemente a primeira aula. A partir de amanhã vou despertá-lo e você terá a responsabilidade de aprontar-se até a hora da chegada da van. Caso você não esteja pronto na hora, você terá que acordar 15 minutos mais cedo no dia seguinte. Como eu sei que você gosta muito de dormir, tenho certeza que se apressará para estar pronto e continuar acordando no mesmo horário. Para reduzir a correria pela manhã você estará arrumando o seu material e uniforme na véspera, antes de dormir. De hoje em diante você não irá de taxi para a escola só porque não se arrumou a tempo. Isso fará com que a nossa manhã seja um momento tranquilo, e não um campo de batalha. Ficou claro para você?
É essencial que ao estabelecer normas simples como esta você cumpra o prometido. Quando ele aprontar-se a tempo elogie a mudança de comportamento e quando ele atrasar-se coloque o relógio para quinze minutos mais cedo, relembrando que no outro dia ele poderá acordar mais tarde se estiver pronto no horário. Toda a família precisa de uma rotina e segurança que algumas normas produzem.
Este mesmo critério pode ser aplicado com aquela criança que sempre retarda o banhar-se e ir prá cama. Coloque o despertador, dando meia hora para o banho, e deixe a criança administrar o tempo. Se o despertador tocar e ela não estiver pronta no dia seguinte, comece o processo meia hora mais cedo. A criança não faz a lição de casa? Estabeleça normas que orientem quando vai poder brincar ou ver TV.
O que realmente é muito importante é o estabelecimento de algumas normas básicas, explicá-las com clareza e supervisionar o seu cumprimento.
Embora cada família seja formada por pessoas diferentes, relacionei abaixo algumas normas que eu e minha esposa adotamos e que nos ajudam até hoje:
  • Nunca comparar o rendimento escolar dos filhos. Cada um deles é único e especial à sua maneira. Deus os fez assim.
  • Não criticar os professores e a escola na frente dos filhos. Procure sempre mostrar o lado positivo da escola. Se existe alguma crítica que deva ser feita, procure a direção da escola. O rendimento escolar de nossos filhos é influenciado pelo que eles sentem por sua escola e professores. Ajude-os a ter orgulho de sua escola.
  • Não assumir o lugar dos filhos na escola. Implicações: não fazer a lição por ele, não estudar para a prova e sim tomar o ponto. Acompanhar sua lições, conversar sobre os professores, colegar e sobre os seus sentimentos.
Para os nossos filhos, adotamos estas normas com relação à vida escolar:
  • Responsabilidade antes da diversão. Brincar só após estudar.
  • Preparar uniforme e material escolar à noite antes de dormir.
  • Falar sempre a verdade, por mais vergonhosa que ela seja. A primeira versão de qualquer acontecimento queremos ouvir de nossos filhos e não de terceiros.
Criar filhos é uma privilégio dado por Deus. Tê-los na escola é oportunidade especial que deve ser muito bem aproveitada. Estabelecer novas normas e supervisioná-las é responsabilidade dos pais. Disciplinar os filhos é a única maneira de prepará-los para a vida.
A Bíblia fala muito sobre este assunto:
Quem não disciplina o filho não o ama. Quem ama o filho disciplina-o enquante é tempo.”
“Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça.”
“Corrija os seus filhos enquanto eles tem idade para aprender.”
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Você está preparando os seus filhos para vida?
Deus nos abençoe nesta tarefa tão desafiadora e tão gratificante!
Texto Bíblico Utilizado: Provérbios, 13:24, 19:13, 19:18, 22:6